A galinha poedeira é um dos animais de criação mais fáceis de manter, sendo que não exige grande atenção nem conhecimentos avançados em agropecuária. Em baixo, vai encontrar alguns factos e dicas essenciais sobre a produção e recolha de ovos destas mesmas galinhas:
1. A presença do galo na colocação do ovo
Para a postura dos ovos, não é necessário que o galo esteja presente. Este apenas é necessários para que os ovos sejam fertilizados e originem pintos.
2. O pico da produção
Por volta das 30 semanas, as galinhas atingem o pico de produção.
3. A quantidade de ovos
As galinhas poedeiras podem pôr até um ovo por dia, sendo normal uma produção de cerca de 300 ovos por ano.
4. Reforço de luz no inverno
No inverno coloque uma luz no galinheiro para assegurar que as galinhas têm luz durante 16 horas por dia. Dessa forma as galinhas manterão a frequência de postura de ovos.
5. A recolha frequente dos ovos
A recolha frequente dos ovos ajuda a manter os ovos limpos de forma que a exposição a bactérias seja menor, fazendo com que não seja necessário lavar os ovos. E faz com que a galinha não tenha tanta tendência em comer os próprios ovos, quando os encontra partidos.
6. A alimentação das galinhas
Uma boa alimentação das galinhas poedeiras é essencial para a boa produção de ovos. Uma boa ração tem que ter a quantidade certa de proteína bem como uma quantidade relevante de vitaminas e minerais, dando assim origem a ovos com as melhores qualidades organoléticas (sabor, textura, cor).
7. Cálcio na alimentação
A presença adequada de cálcio e fósforo na alimentação das galinhas origina ovos melhores e com cascas mais fortes.
8. Os restos de comida na alimentação da galinha
Evite alimentar as suas galinhas poedeiras com restos de comida: certos alimentos podem comprometer a produção de ovos, até mesmo, a saúde das galinhas. Esperemos que com a leitura deste artigo tenhamos esclarecido algumas dúvidas e contribuído a que os melhores ovos em sua casa!